A rede de lojas Maria Chica Bijuterias e Acessórios é resultado de um sonho. Literalmente. Mas, em vez de deixá-lo no mundo da imaginação, foi transformado em realidade. Um sonho que começou pequeno, com uma loja de 30 m² localizada na Rua Padre Anchieta, 1811, e que hoje está presente em 11 endereços de Curitiba e de municípios da Região Metropolitana. Todos os dias, quando as portas das lojas da Maria Chica Bijuterias se abrem, o objetivo comum de todos os profissionais que estão lá deve ser o de o de estimular o empoderamento e promover a autoestima feminina.
A Maria Chica nasceu no inverno de 2008, mas a Desiree Sbalqueiro empreendedora e empresária já tinha se manifestado há muito tempo. Em 1995, com apenas 12 anos, enquanto o Brasil passava por um excelente momento econômico, acompanhou o negócio da mãe, como filha e também como funcionária. Conciliava os estudos e o trabalho na loja.
Era a responsável pelas compras, atendimento, treinamento, contratação de funcionários enquanto a mãe, Denize Sbalqueiro, administrava tudo do escritório. O empreendimento prosperou e outras unidades surgiram.
Com 16 anos pediu emancipação e, com isso, adquiriu autonomia jurídica e financeira para investir no primeiro projeto pessoal.
Em 2005 nasceu a primeira loja, chamada Shopping 1,99, que comercializava produtos importados. Foi um projeto bastante desafiador e importante para obter maturidade como empresária. Participou de cada detalhe do empreendimento, desde sua estruturação até a idealização da fachada e dos itens a serem colocados à venda.
Mas, com esse projeto, observou as demandas do público e a grande procura por acessórios femininos, como itens para o cabelo e peças de bijuterias. Essa constatação a deixou inquieta e o lado empreendedor começou a fervilhar.
Uma noite, enquanto dormia, sonhou que a mãe a puxava pelos cabelos. Essa cena era comum na infância porque, para deixar os cabelos arrumados, ela prendia com elásticos de cabelo, conhecidos como “maria chicas”.
Ela registrou o insight durante a noite mesmo, anotou o nome Maria Chica e fez até um desenho de borboleta, que hoje compõe a logomarca da empresa.
A Maria Chica nasceu de uma vontade e de uma intuição forte relacionada ao mundo feminino. O desejo de promover a autoestima, o empoderamento e gerar empregos e renda para muitas mulheres e famílias. Hoje são 40 colaboradores, 99% mulheres, que encontraram na Maria Chica muito mais do que um emprego, mas um projeto de vida.
Como mulher e como empresária, Desiree encara o papel e também o poder de influenciar e impactar a vida das pessoas. Além de vender peças, bijuterias e acessórios que fazem as clientes se sentirem mais bonitas, a Maria Chica faz muito mais, como ações sociais, parcerias, e movimentar a economia local.
Desiree acredita que na sociedade atual, o empresário precisa ter consciência de que é necessário ir muito além do lucro. É fundamental transformar o espaço onde vivemos. É necessário ter responsabilidade fiscal, ecológica e compromisso com a sustentabilidade. Esse é o grande valor de Desiree Sbalqueiro: ser uma empresária consciente.
Quer dicas de empreendedorismo? Então confira as matérias da Desiree para o Portal do Empreendedorismo.
Sobre a Maria Chica Bijuterias e Acessórios
Temos 6 lojas em Curitiba e 4 na região metropolitana (Almirante Tamandaré, Quatro Barras, Colombo e em Campina Grande do Sul). A Maria Chica Bijuterias e Acessórios nasceu em 2008 com a proposta de oferecer produtos e acessórios para promover a autoestima das mulheres, seguindo as tendências da moda a preços atrativos.
Além da Maria Chica Bijuterias e Acessórios, a rede conta com produtos para o público infantil, com a Maria Chiquinha, masculino, com a linha e loja exclusiva masculina, Sr. Chico, e com a linha Pet, com a Maria Patinhas.
Beijos e até a próxima #mariachicalovers 💜
Comentários